Fosfato Natural Reativo

Fosfato Natural Reativo

O fosfato natural, também conhecido como fosfato natural reativo, é um tipo de fertilizante de fósforo produzido principalmente a partir de rochas sedimentares, como a fosforita. Geralmente, essas rochas são formadas pela deposição de restos de animais marinhos e possuem alta porosidade e reatividade.

A partir dessa matéria-prima, é feito o processamento do fosfato natural, através da moagem e concentração das rochas. O material resultante pode, então, ser utilizado como fonte de fósforo para as lavouras.

O fósforo é um dos macronutrientes primários, junto com o nitrogênio e o potássio. A sua importância no ciclo de vida das vegetal é muito grande, uma vez que ele está envolvido nos processos de transferência de energia das células.

Isso acontece por causa da sua presença em substâncias como a glicose, a frutose e a adenosina trifosfato (ATP). Além disso, o fósforo ainda é um dos componentes dos nucleotídeos, os “blocos construtores” do DNA e do RNA celular.

Plantas com deficiência de fósforo costumam apresentar folhas com uma pigmentação arroxeada e, em casos mais severos, necrose dos tecidos foliares. A consequência é uma menor produtividade da lavoura. Por isso, é importante que o fósforo seja incluído no manejo nutricional.

As vantagens do fosfato natural

Em relação a outros fertilizantes fosfatados, como o superfosfato simples e o superfosfato triplo, o fosfato natural é menos solúvel em água. Isso traz uma certa vantagem do uso desse tipo de fertilizante nos solos brasileiros, que têm uma grande quantidade de fósforo fixado.

Isso acontece porque fontes de fósforo muito solúveis, quando em contato com a água, liberam ácido fosfórico e fosfatos ácidos de cálcio. Esses compostos interagem com os óxidos de ferro, alumínio e manganês do solo, acelerando o processo de fixação do fósforo e tornando o nutriente indisponível para as plantas.

Entrar em contato

commodity-01.png