Sulfato de Amônio

Sulfato de Amônio

O sulfato de amônio, ou SAM, é um fertilizante utilizado no manejo agrícola como fonte de nitrogênio e enxofre. O fornecimento desses dois importantes nutrientes para as plantas é uma das principais vantagens desse adubo.

O que é o sulfato de amônio (SAM)?

Também conhecido como SAM, o sulfato de amônio é um composto químico cuja fórmula é (NH4)2SO4. Ele geralmente é obtido através da mistura da amônia e do ácido sulfúrico.

Em termos de nutrientes agrícolas, o sulfato de amônio contém:

  • – 20% de nitrogênio na forma amoniacal;
  • – Entre 22 e 24% de enxofre sulfatado.

O nitrogênio está envolvido em processos vitais para o crescimento vegetal, como:

  • – Atuação direta na fotossíntese, já que é parte constituinte da clorofila;
  • -Constituição de substâncias essenciais, como vitaminas, carboidratos e proteínas;
  • – Atuação no desenvolvimento do sistema radicular.

Já o enxofre está no grupo dos macronutrientes secundários, juntamente com o cálcio e o magnésio. De maneira geral, ele é o 4º nutriente mais consumido pelas plantas, estando ligado principalmente a funções de metabólicas. Ele tem participação ativam na formação de moléculas orgânicas envolvidas no ciclo de vida vegetal como:

  • – Aminoácidos;
  • – Proteínas;
  • – Enzimas.

Devido à sua importância e grande quantidade requerida no ciclo de vida das plantas, é preciso que se faça a adubação com esses elementos, para que sejam mantidos os níveis de produção necessários para sustentar a população mundial.

As principais vantagens do uso do sulfato de amônio na agricultura

A principal vantagem do SAM como adubo é que ele consegue fornecer dois importantes elementos para o desenvolvimento vegetal em um único insumo.

Além do mais, as formas com que o sulfato de amônio disponibiliza esses elementos são as que as plantas conseguem absorver: o amônio (NH4+) e o enxofre sulfatado (SO42-). Isso faz com que eles estejam disponíveis mais rapidamente para as plantas.

Entrar em contato

commodity-04.png